Elle.com: Caitirona Balfe analisa o final da temporada de ‘Outlander’

  • 28 de janeiro de 2019

A atriz fala sobre a nova dinâmica entre a Claire e a Bree, aquela grande mudança dos livros e o que esperar da quinta temporada.

Mesmo com os padrões altamente estressantes de Outlander, o final da quarta temporada realmente judiou dos fãs. Jamie decide ficar com o moicanos para salvar Roger – e assim que você está começando a processar isso, o jovem Ian entra e toma o lugar dele! A pobre Brianna entrou em trabalho de parto e deu à luz antes que os pais pudessem chegar. Ah, e o Jamie foi encarregado de matar Murtagh na próxima temporada. Legal, legal, muito legal.

A seguir, Caitriona Balfe analisa os principais momento de “Man of Worth“, sugere o que está por vir na quinta temporada e explica se Jamie e Claire têm feito menos sexo ultimamente.

Como a Claire termina a temporada emocionalmente?
Acho que o foco principal dela ao longo da temporada está muito em ser uma mãe para Brianna de uma maneira muito diferente, por conta do que Brianna passou e também sendo uma avó, agora. Eu acho que, definitivamente, foi uma transição, nesta temporada, passar da busca pelo Jamie e “será que esse relacionamento dará certo?” para eles se encontrarem.

Agora é tipo, ‘certo, construímos esta vida e como ela é?’ Com a Brianna chegando, ela se torna muito diferente, porque agora a Claire se tornou a matriarca dessa unidade familiar. Quando ela diz para a Brianna, “Eu quero te levar para longe daqui“, acho que ela precisa ter a família dela ao seu redor, em um lugar onde eles criem a sociedade que querem. Ela pode ver como Brianna está de coração partido e tudo em River Run, para a Claire, está muito contaminado e é difícil para ela relaxar lá. Acho que ela só quer proteger a filha, levá-la para casa e criar um espaço seguro para ela.

Quando o Jamie troca de lugar com o Roger, Claire aceita rapidamente. Por quê?
Eu acho que é notável que uma das próximas falas é quando, depois que Ian se oferece para ficar, Jamie diz “Escape na primeira chance que tiver“. Dado que tivemos tão pouco tempo para usar naquele momento, eu tive que abordar isso de maneira que fosse uma coisa temporária. Ele vai sair daqui o mais rápido que puder. Acho que ela sentiu que essa é a decisão politicamente experiente de Jamie de recuperar o Roger nesse instante, mas ele não vai ficar.

Os fãs estavam se perguntando se Jamie e Claire conseguiriam voltar antes que Brianna desse à luz. O que você achou do fato de eles não estarem lá?
Acho que eles tinham muitas histórias para tentar amarrar no episódio final. Há muito nesse livro e, obviamente, quando você está tentando contar tudo em 13 episódios, é bem difícil. Particularmente, poder fazer essas cenas com a Sophie teria sido muito legal, mas acho que isso também remete à independência de Brianna e permite uma cicatrização entre Jocasta e Claire. Além disso, é tão legal quando Jamie e Claire voltam no final e, acho que, quando eles veem um bebê saudável, isso não importa. É o momento que você conhece a criança que é o mais importante.

Como foi atuar com a Sophie, agora que o relacionamento da Bree e Claire mudou tanto?
Foi ótimo, porque no final do período nos anos 60, elas eram uma mãe e uma filha realmente em conflito uma com a outra. O relacionamento delas estava tão dividido e havia tantos segredos, a Claire não estava sendo honesta. Então, na terceira temporada, quando a Claire finalmente é honesta com a Brianna e elas começam a consertar e cicatrizar esse relacionamento, isso permite o que aconteceu nesta temporada. A Sophie floresceu nesta temporada, porque ela teve muito mais para fazer e foi maravilhoso vê-la crescer em tudo isso. No final da segunda temporada e no começo da terceira, ainda era uma espécie de relacionamento de mãe-filha de várias maneiras e a Brianna estava sofrendo muito e agindo em resposta a algumas das coisas que ela descobriu e com razão. Agora elas estão em equilíbrio e se vendo como iguais.

Parece que o Jamie e a Claire tiveram menos cenas de sexo nesta temporada. Por que você acha que foi assim?
Bom, mesmo na primeira temporada, houve apenas três ou quatro episódios em que tivemos cenas de sexo, é só que tivemos um episódio que foi todo com cenas de sexo! As pessoas dizem, “Eles nunca mais fazem sexo” e eu digo, “Sim, eles fazem!” Mas a série se expandiu, há alguns episódios nessa temporada em que Sam e eu nem estivemos. Você está contando a história de uma família e um relacionamento, mas a paixão ainda está lá. Não é como quando você conhece alguém, mas isso não significa que a paixão diminuiu. Significa apenas que ela mudou.

Acho que algumas pessoas interpretaram mal o fato de que falamos de um relacionamento maduro, tipo, “Você está tentando dizer que pessoas maduras não fazem sexo?” Não é isso que estamos tentando dizer e, na verdade, como mostramos, eles fazem. O relacionamento deles trata disso, mas trata de outras coisas. Ele trata da família deles e de seus filhos e desta unidade maior que eles criaram. Além disso… eles estão morando em uma casa de um quarto com o sobrinho deles a maioria do tempo! Existem questões de logísticas também! Acho que tudo isso tem que ser considerado. Eles podem traumatizar o pobre jovem Ian.

Como a decisão do jovem Ian de ficar no lugar do Roger vai impactar a próxima temporada?
Acho que vai ter o maior impacto entre o Roger e o Jamie. Ainda há muito ressentimento e, obviamente, Jamie está, de alguma forma, pensando sobre o impacto que ter que salvar Roger teve em seu sobrinho, então essa será uma dinâmica interessante. John Bell é tão maravilhoso e você não pode deixar de ver a alegria dele, quando ele pôde fazer aquelas cenas com os moicanos e o desafio. Acho que uma das coisas legais é que nos permitirá explorar a cultura nativa americana e o relacionamento que Claire, Jamie e o jovem Ian têm com eles, de uma forma mais profunda.

O que você pode dizer sobre a quinta temporada?
Acho que um dos principais focos será esta iminente Guerra Revolucionária, obviamente Murtagh e Jamie estão sendo encarregados a lados opostos e isso terá um grande impacto na família. A guerra colocará Claire e Jamie em uma posição muito perigosa, então como eles lidarão com isso e como isso impactará a família deles? Temos muitas coisas interessantes a caminho.