Rooi Rose: Caitriona Balfe fala sobre a quinta temporada de ‘Outlander’

  • 21 de janeiro de 2020

Caitriona Balfe lembra um salgueiro que balança em uma leve brisa de verão – tranquila e bonita, ela está linda em seu vestido floral do designer Erdem e sapatos Louboutin. Ela é uma das estrelas do filme indicado ao Oscar, Ford v Ferrari.

Hoje, no entanto, estamos no Hotel Four Season para discutir a quinta temporada da série Outlander. Tentei incluir algumas perguntas de fãs, confira também a entrevista no Youtube (versão legendada ao final da página), se esse pedaço despertou o seu interesse.

Conte-nos sobre a quinta temporada de Outlander.

A última temporada foi uma espécie de transição. Nos mudamos de um set e história para o próximo, para este novo mundo que Jamie e Claire estão entrando. Na quinta temporada, eles estão muito mais estabelecidos. 

É legal ver como os Frasers realmente formaram raízes em Fraser’s Ridge e como a família toda deles se une a eles. É uma comunidade real. Quando se tem alguém que você ama muito, você começa a temer que algo possa acontecer com eles ou que você possa perdê-los.

Acho que esta temporada é especialmente sobre proteger aqueles que você ama. Para a Claire, é também como ela, como médica, pode proteger as pessoas ao seu redor.

Como você se sente em relação a Claire?

Muito protetora! (risos)

Passei tanto tempo interpretando ela. Gravamos por nove, dez meses no ano e gasto mais tempo do meu ano na Claire do que em mim. Acho que a confiança dela, a natureza de bravura dela diante de situações difíceis e o jeito direto dela de fazer e falar me contagiaram um pouco.

Eu posso ser bastante tímida, mas acho que interpretar a Claire me deu mais confiança.

Você e Sam Heughan, que interpreta o Jamie, parecem ter uma amizade incrível e passam muito tempo juntos. Vocês enchem o saco um do outro, de vez em quando?

Margaret, você está em apuros, agora. (risos)

Na verdade, ficamos muito irritados um com o outro, o que é realmente surpreendente, quando se considera o quanto [de tempo] trabalhamos juntos. A gestão do tempo dele – ou a falta dela – muitas vezes me irrita, quando tenho que esperar por ele. Mas talvez eu seja um pouco mandona? Não tenho certeza. 

Mas acho que tomamos uma decisão consciente, desde o início, de que somos as únicas pessoas que podem entender a experiência uma da outra e, portanto, nos protegeremos. E fizemos isso até agora, o que é incrivelmente importante.

Não posso imaginar como alguém pode enfrentar uma série dessa escala sem alguém em quem possa confiar, isso torna as coisas 100% mais fáceis e sou muito grata por isso.

Há rumores de que Outlander poderia continuar por mais dois anos. Como você equilibrará as coisas?

Sim, temos contratos para mais uma temporada ou duas. Para mim e para o Sam, é importante que a qualidade da série continue boa e que ainda sejamos desafiados. Como ator, acho que a estabilidade é ótima, mas não é necessariamente o primeiro item em nossa lista de prioridades. Isso não está no DNA de um ator.

Particularmente, quero ser desafiada e inspirada pelo o que eu faço e nesse aspecto, Outlander sempre foi fantástico. Podemos ter sofrido um pouco com a transição, na última temporada, mas este ano estamos estabelecidos. Especialmente no final da temporada, tenho uma história bastante desafiadora e há outras coisas, visualmente, também. Ainda não assisti os episódios e mal posso esperar [para assistir]. Mas é legal saber que, mesmo na quinta temporada, somos convidados a enfrentar novos desafios e, se pudermos ter mais um ou duas temporadas, será ótimo.

A sua personagem é uma avó. Como você se sente ao interpretar o papel de uma avó, sendo tão jovem? E mais uma coisa: você tem um grande número de fãs online. Como o seu parceiro se sente quanto a isso? Pois Outlander é uma história de amor bastante icônica.

Interpretar uma avó não é tão difícil, é bem divertido! E é apenas atuação.

Sobre as outras coisas: não é muito difícil, porque Sam e eu somos bons amigos e meu marido o conhece desde que começamos a namorar. Eu acho que ele entende a situação muito bem. Quanto aos fãs online, estou apenas tentando não ler muitos desses comentários. Isso é horrível, às vezes, e você quer se certificar de que suas pessoas, que não fazem parte do seu trabalho, não sejam afetadas negativamente. Você se sente muito protetora deles.

Qualquer temporada que começa com um casamento é uma boa temporada e parabéns pelo seu casamento, também! Há algum momento especial do seu casamento que você deseja compartilhar com nossos leitores? Quais são seus sonhos para o seu próprio casamento?

Eu encaixei meu casamento em um fim de semana, durante a produção, e foi adorável. Para mim, o mais maravilhoso foi que eu poderia ter minha família e amigos próximos lá, foi pequeno e íntimo. Mas quando se está em um lugar cheio de pessoas que você realmente ama, é muito especial. Foi realmente delicioso!

Eu só quero ser feliz, estou feliz por ter uma carreira, um chamado, que realmente amo e no qual posso viver a minha paixão. Mas também acho muito importante que a carreira de alguém não possa ser a sua única coisa. É por isso que estou muito feliz em ter encontrado alguém que me faz muito, muito feliz.

Então, se eu puder continuar a minha carreira e meu casamento, ficarei muito, muito feliz.