Digital Spy: Caitríona Balfe revela como gostaria que ‘Outlander’ acabasse

  • 01 de março de 2022

Em entrevista ao Digital Spy, Caitríona Balfe fala o que podemos esperar da sexta temporada da série, a logística da sétima temporada e como ela gostaria que a série chegasse ao fim, quando for a hora certa.

Nota: as falas a seguir, além de conter spoilers da sexta temporada de Outlander, pode gerar gatilho em alguns leitores, já que menciona abuso sexual.

Há quase dois anos, a quinta temporada de Outlander acabou com uma história chocante: o sequestro e estupro brutal de Claire Fraser por Lionel Brown e seus homens. A estrela Caitríona Balfe não vê a hora dos fãs finalmente verem sua personagem lidando com as consequências do ataque, quando a sexta temporada começar em 6 de março.

Acho que foi muito importante, quando, na temporada passada, estávamos falando sobre o ataque o estupro e como isso seria, já estávamos falando sobre o quão importante seria que mostraríamos a consequência e a recuperação [na próxima temporada],” diz Caitríona em entrevista ao Digital Spy.

Nossos roteiristas fizeram um trabalho fantástico e eles criaram essa ótima premissa de como seria o provável resultado de o que a Claire faria em termos de Estresse pós Traumático e como ela passaria por isso.

O que eu amei é que vemos Claire se mostrar de um jeito que nunca vimos antes e este tipo de mecanismo de enfrentamento antigo que ela teve de compartimentar tudo e seguir em frente simplesmente não lhe serve mais“, diz Caitriona sobre a nova temporada.

É muito interessante poder explorá-la de um jeito e poder meio que levá-la nesta nova jornada, pois não dá para esperar que uma personagem ou alguém passe por algo assim e que isso não os abale muito profundamente.

Vemos ela dando alguns passos em sua recuperação e dá para saber que ela pode começar a procurar outras maneiras de mascarar a dor que está sentindo. Mas, de verdade, acho que é uma longa jornada para ela conseguir superar por isso, mas há esperança e tenho confiança de que todos a verão em um lugar muito melhor, conforme a temporada avança.

A nova temporada é mais curta, com apenas 8 episódios devido as restrições de filmagens durante a pandemia. No entanto, isso não afetará a temporada, já que a atriz garante que os episódios faltantes serão gravados no início da sétima temporada.

O que fizemos foi pegar os quatro episódios que teríamos filmado [na sexta temporada] e agora os estamos colocando no início da sétima temporada, então a sétima temporada terá 16 episódios,” ela explica. “Acho que dessa forma ainda somos capazes de fazer Outlander da maneira que sempre fomos capazes de fazê-lo, fazemos no nosso tempo, permitimos que a história se desenrole, ainda temos alguns ótimos episódios independentes que ainda são um mundo a parte que é algo que acho que fazemos muito bem.

Temos um que é muito parecido com um faroeste, temos um que é um pouco mais como um horror novamente e há outro que é como, não a pandemia, mas outro tipo de emergência médica que chega a Cordilheira. Acho que nossos roteiristas fizeram um ótimo trabalho em manter o escopo e a escala da série, apesar dos diferentes desafios que tivemos ao filmá-la.

Além de lidar com seus próprios problemas e com sua extensa família, esta temporada Claire precisa lidar com os novos moradores da Cordilheira Fraser.

Há um momento em particular em que acho que tudo vem à tona para ela e ela realmente precisa de um momento ‘Venha para Jesus’ sobre onde ela está e o fato de que talvez ela precise procurar ajuda das pessoas ao seu redor, porque ela não pode carregar esse fardo sozinha,” diz Caitriona. “Há os Christies que vieram para a Cordilheira e com eles vêm muitas complicações e segredos e isso vai ter um grande impacto em Claire e Jamie também. Há muita coisas acontecendo nesta temporada!

A sétima temporada retornará as gravações em Glasgow na primavera deste ano e será baseada, até onde se sabe, no sétimo livro da autora Diana Gabaldon. A escritora já deu a entender que o décimo livro é o final da história de Claire e Jamie. Será que Caitríona Balfe sabe como a história da Claire termina?

Ela [Diana] contou a Sam [Heughan, que interpreta Jamie], acho que ela contou a Sam algo sobre o personagem dele, mas acho que ele é muito intrometido e a atormentou! Fico bastante feliz com o mistério e só descobrir quando precisar,” diz Caitriona.

Sobre o futuro da série, Caitríona Balfe pretende continuar contanto a história de Claire enquanto tiver história a ser contada. No entanto, o futuro final de Outlander não depende dos atores.

Acho que sempre disse que, enquanto o material continuar sendo desafiador e a escrita continuar a nos desafiar e houver coisas novas para explorarmos como atores, então isso é tudo o que você quer como ator,” ela diz.

O que sabemos agora é que temos esta grande sétima temporada, serão 16 episódios e todos estamos, de certa forma, nos preparando para ter a resistência necessária para poder fazer isso, porque filmaremos por 13 meses, o que será muito intenso. Então, para ser honesta, pensar além disso não dá certo para nós e essas decisões não estão em nossas mãos, então vamos ver!

Mesmo sem saber quanto tempo Outlander ainda ficará no ar, Caitriona tem uma ideia de como gostaria que a história de Claire e Jamie terminasse, seja quando for.

Acho que tem que ser um momento Romeu e Julieta, né, onde nós dois estamos juntos ou um momento Naoise e Deirdre em que Jamie e Claire meio que se deitam juntos e partem lentamente,” ela diz. “Eu não acho que um pode sobreviver sem o outro e eu não acho que Claire vai deixá-lo. Ninguém é eterno, então em algum momento alguém vai ter que bater as botas, então que eles façam isso juntos!

Talvez eles se transformem em tartarugas, algo que vive por centenas de anos e viajem juntos, sob o mar, talvez este seja o fim…