As estrelas de ‘Outlander’ falam sobre ter um Coordenador de Intimidade no set

  • 16 de março de 2022

Além dos novos moradores da Cordilheira Fraser, a equipe e elenco de Outlander deu as boas vindas a mais um membro vital da equipe e que deveria ter chegado há muito tempo: Vanessa Coffey, uma profissional intitulada de Coordenadora de Intimidade que veio para ajudar os atores nas cenas mais intimas da série.

O elenco da série falou ao Entertainment Weekly sobre a importância de ter tal profissional no set de filmagens e como isso ajudou a tirar a pressão na hora de gravar tais cenas.

Essas coisas simplesmente não estavam disponíveis“, explica Balfe sobre quando eles começaram a filmar a série. “Ou se estava, simplesmente não era algo comum.

Conforme os movimentos como o #MeToo impulsionaram mudanças na indústria, isso incluiu um esforço para coordenadores de intimidade no set para ajudar os atores a navegar em cenas envolvendo nudez e momentos íntimos. “Com cenas de luta, você tem um diretor de luta“, acrescenta Heughan. “Você coreografa ela, sabe exatamente o que vai acontecer e, então, isso permite que o ator explore e faça seu trabalho: atuar“.

Foi Heughan, na verdade, quem apresentou Vanessa Coffey à produção. Mas todo o elenco e equipe deram as boas vindas a sua presença no set.

Percebi o quanto fomos levados a fazer algo que não sabíamos como fazer“, reflete Heughan. “Havia muita pressão sobre nós como atores menos experientes para acertar. A cada ano que passava ou a cada temporada, eu sentia a pressão. Ela caiu sobre nós. [Vanessa] nos deu as ferramentas para explorar essas cenas, tirar o ator e nos tirar dela e abordá-la através de uma maneira do personagem. Mas também para facilitar as cenas, porque elas são estranhas de se filmar.

Balfe expande, acrescentando: “Fomos colocados em uma posição em que era [Sam] e eu realmente decidindo o que estaria nas cenas. É uma negociação constante entre o diretor e os produtores e quanto os produtores querem versus o quanto nos sentimos confortáveis, então, em vez de focar no que os personagens estavam fazendo nas cenas, você tinha que passar por toda essa defesa nossa e dizer: ‘Bem, eu realmente não quero que você mostre tanto.’ Nunca são conversas confortáveis ​​e, às vezes, podem causar tensões.

Agora, o elenco tinha um intermediário, que poderia ajudar a aliviar essas tensões e comunicar qualquer desconforto de uma maneira menos tensa. “É muito importante que as pessoas tenham voz e ter esse intermediário lhe dá uma barreira protetora“, acrescenta Sophie Skelton, que interpreta Brianna Fraser, ela mesma uma figura em várias cenas de sexo e uma cena de estupro muito intensa. “Isso te protege um pouco, porque você pode dar suas opiniões honestas a essa pessoa e ela pode transmiti-las, mas elas não necessariamente vêm de você. Isso significa que você pode ter um pouco mais de discussão e mais controle sobre como seu corpo é tratado e exposto.

Para Balfe, ter essa presença no set foi especialmente essencial nesta temporada, quando sua própria gravidez causou ainda mais constrangimento em expor seu corpo na tela. “Ela é capaz de entrar e realmente usar uma linguagem que neutraliza isso para todos“, diz Balfe. “Ela intermedia entre nós e os produtores ou o diretor dizendo o que será aceitável para todos. Especialmente nesta temporada, eu estava grávida, e era muito vulnerável para mim me colocar nessas situações. Não foi o mais fácil, e tê-la lá defendendo e dando um apoio foi incrível“.