RTE: ‘O que quer que aconteça, ela ainda será a Caitríona’, os pais da atriz falam sobre sua possível indicação ao Oscar

  • 07 de fevereiro de 2022

A imprensa irlandesa conversou com os pais de Caitríona Balfe sobre o sucesso da atriz e a possível indicação ao Oscar; os indicados serão revelados amanhã, 08 de fevereiro.

É um longo caminho desde as colinas do município de Monaghan até as de Hollywood, mas Caitríona Balfe fez essa jornada e agora está cotada para receber uma indicação ao Oscar por seu papel de Ma em Belfast.

As indicações serão anunciadas amanhã.

A ex-modelo e orgulhosa mulher de Monaghan teve alguns meses turbulentos com o sucesso do filme dirigido por Kenneth Branagh, Belfast, que é baseado nos Confrontos.

Na semana passada, a atriz de 42 anos recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante no filme.

Estamos tão orgulhosos dela e ela trabalhou tão duro. Ela começou em Dublin, foi para Paris, depois Londres e depois para Nova York“, explicou sua mãe Anne.

Quando criança, ela nunca falou sobre atuar. Mas ela sempre imitava as pessoas. Ela costumava fazer uma ótima imitação de Margaret Thatcher“, disse seu pai Jim.

Ela também fazia uma boa imitação da deputada europeia Mairead McGuinness“, disse Anne.

Caitríona gostava da escola e, como muitos adolescentes de sua idade, fazia a viagem anual de verão ao Gaeltacht, onde ela fazia muitos novos amigos.

Jim e Anne Balfe em sua casa em Tydavnet, município de Monaghan.

Jim e Anne Balfe em sua casa em Tydavnet, município de Monaghan.

Ela fazia muito canto, teatro e dança lá. Encontrei um caderno há alguns anos, do qual não deveria ter me livrado e um jovem disse, ‘você será uma grande atriz ou modelo no futuro’, e me livrei dele quando estava jogando coisas velhas fora“, disse Anne.

Caitríona foi para a escola secundária no Beech Hill College em Monaghan. Ela estava envolvida em corridas de cross country.

Seus pais disseram que, embora ela fosse boa na escola, ela era uma “pestinha ao mesmo tempo” e os mantinha alertas.

Estamos muito orgulhosos dela e desejamos seu sucesso contínuo. Eu vi o filme Belfast e espero que algum dia ela venha nos visitar aqui“, disse Tony McHugh, diretor assistente do Beech Hill College.

Anne Costello foi professora de arte de Caitríona. Ela se lembra de uma adolescente entusiasmada e borbulhante.

Ela sempre foi muito confiante e talentosa. Ela tinha tanto potencial, portanto não estou surpreso que ela tenha se saído tão bem. Estamos muito satisfeitos em ver isso“, disse Costello.

Estamos muito orgulhosos dela. É ótimo que nossos alunos vejam, isso realmente os motivará“, disse Mary Gill, outra ex-professora de Caitríona.

Caitríona (no centro, ao fundo) no Beech Hill College, Monaghan.

Caitríona teve enorme sucesso com a série Outlander, na qual ela interpreta Claire Fraser, um drama de TV histórico que é muito popular nos EUA e na Austrália.

Desde que ela começou a atuar, ela trabalhou duro. Ela faz muita preparação. No primeiro ano em que ela estava fazendo Outlander, ela estava morando na Escócia, ela não conhecia ninguém, exceto o elenco e a equipe. Trabalhar, comer e se preparara para o dia seguinte, foi isso nos primeiros 12 meses. Então, ela trabalhou duro e valeu a pena“, explicou a mãe.

O sucesso do filme Belfast, que se passa durante os Conflitos, deu o que falar. Dirigido por Kenneth Branagh, ele também é estrelado por Jamie Dornan, Judie Dench, Ciarán Hinds e Jude Hill, de 12 anos.

Ela não se deixa levar [pelo sucesso]. Ela tem seu bebê e seu marido, Tony, e eles são o principal“, disse seu pai.

O filme, que está nos cinemas irlandeses agora, é visto pelos olhos de uma criança e conta a história de um momento difícil da história irlandesa. Há muito hype sobre isso, com muita conversa sobre indicações ao Oscar.

Nós estávamos conversando com ela na semana passada e ela está muito ocupada. Ela tinha dez jornalistas diferentes de vários países fazendo entrevistas com ela um dia. Ela estava muito cansada disso“, disse seu pai.

Embora agora ela esteja sentada em uma piscina e faz 23 graus, então não é tão ruim“, ele ri.

Quando ela estava em casa em novembro, conversamos sobre isso. Se der certo, e se não der, que seja“, disse Jim.

Mesmo a possibilidade disso é uma grande coisa“, disse Anne.

Aconteça o que acontecer, ela ainda será a Caitríona, e ficaremos felizes em vê-la na próxima vez que ela vier para casa“, acrescentou.