Elle: Caitirona Balfe fala sobre o momento romântico de ‘Outlander’

  • 10 de dezembro de 2018

Apesar da quarta temporada de Outlander até agora ter mostrado Claire e Jamie mais estabelecidos do que nunca, esses seis primeiros episódios também fizeram Claire sofrer. Mas após os eventos brutais do episódio da semana passada, no qual a amiga de Claire e também curandeira Adawehi foi assassinada por Herr Mueller, levando a tribo de Cherokees a matá-lo, como punição, o episódio da noite passada lhe ofereceu alguns momentos de descanso. Blood of My Blood mostra o retorno do filho de Jamie, William, um momento comovente entre Claire e o debilitado lorde John Grey e um final de suspirar, no qual Jamie dá a Claire um anel que será muito, muito conhecido para os fãs dos livros. Claro, o casal pode estar em perigo mortal, ao se aproximar da metade final da temporada, mas, pelo menos, o amor deles está mais forte do que nunca.

A seguir, Caitriona Balfe fala com a Elle.com sobre os eventos assustadores do episódio da semana passada, a conversa pesada de Claire com John e o significado daquele anel.

O episódio da semana passada tratou do conflito entre os colonos e os nativos americanos de um jeito muito brutal. O que você achou dessa história?
Rapidamente, a Claire e o Jamie formaram um bom vínculo com os vizinhos Cherokee. Acho que há um respeito mutuo ali, especialmente quando a Claire conhece Adawehi, que é uma curandeira e elas acabam formando esse laço muito legal. O que acontece com os Muellers é essa idea do medo que as pessoas trazem consigo, quando chegam a um lugar novo. Estando em uma fronteira, de alguma maneira, eles acham que são as primeiras pessoas ali, mas quando percebem que já há habitantes ali, isso se torna sobre esse medo do “outro”. Os Muellers definitivamente são culpados disso; a Claire meio que tenta ser uma mediadora e um tradutora, mas isso dá muito errado. É um momento tão triste e terrível, quando Herr Mueller traz o couro cabeludo de Adawehi e a primeira amiga que a Claire fez neste lugar é levada embora. É uma coisa horrível.

No episódio desta noite, lorde John Grey conta a Claire sobre a oferta de Jamie. A reação dela é um pouco ambígua, como você acha que ela recebe a notícia?
Acho que ela está sentindo tanta compaixão pela dor que ela pode ver que lorde John Grey sente. Não acho que a Claire, alguma vez, esteve insegura sobre os sentimentos de Jamie por ela ou dela pelo Jamie, então eu não queria interpretar isso como se os sentimentos dela estivessem ameaçados. Mas mesmo que ela não se sinta ameaçada, não é legal ouvir isso. Ela entende o quão difícil deve ter sido para o Jamie fazer essa oferta e o preço que ele estava disposto a pagar por amor ao filho dele.

Para mim, o coração dela estava partindo pela tristeza disso, toda a tristeza que o Jamie estaria disposto a passar pelo filho dele, mas também pela tristeza de que este homem [Grey] está obviamente tão apaixonado, mas tem carregado esse amor não correspondido com ele por anos, ela entende isso. Ela entende o que é amar este homem e não poder tê-lo. Acho que ela está em um lugar de compaixão e tristeza nessa situação muito horrível.

O que o Jamie dando à Claire o anel dos livros significa para você?
Isso conversa com o Jamie reafirmando que o amor deles é genuíno. A Claire teve esse incidente com John Grey e mesmo que ela saiba disso e acredite nisso no coração dela, o Jamie ter feito esse gesto romântico pelas costas dela, esse é um momento que reafirma quão forte a ligação deles é. É um momento realmente romântico, super bonito, e eu acho que os fãs têm querido esse anel há um bom tempo! É um momento para eles, também.

A Brianna passou pelas pedras no quinto episódio, sugerindo que ela e a Claire se reunirão em breve. Como você acha que a separação delas afetou a Claire?
No começo da temporada, há muito para Claire ficar feliz, de certo modo. Ela voltou, encontrou o Jamie, eles têm uma pequena família com eles, estão começando a construir a vida deles. Mas, claro, isso tem um preço enorme, pois a filha dela, sua carne e osso, foi deixada para trás e, basicamente, a Claire acredita que ela nunca mais a verá novamente. É a punica coisa que ainda causa muita dor a ela e acho que definitivamente queríamos explorar isso e manter isso original. Como provavelmente sabemos, elas podem ou não se ver novamente, mas a essa altura, Claire não sabe disso. É uma boa maneira de contrabalançar mais tarde na temporada.

O que podemos esperar da segunda metade da temporada?
Hmm… [risos] Bem, acho que alguns personagens farão algumas viagens. Acho que famílias se reunirão e acho que há outra busca a caminho.

E quanto a revelação de que o Jamie e a Claire, aparentemente, morrem em um incêndio em Fraser’s Ridge nos próximos 12 anos?
Eu sei que a Diana está prestes a lançar o décimo livro e eu ouvi que ainda estamos nele! Fomos renovados para mais duas temporadas e, até onde sei, o Sam e eu ainda estamos nela, então eu tenho que imaginar que, talvez, eles cheguem a uma idade madura antes que isso aconteça. Talvez.

Outlander é exibido aos domingos nos Estados Unidos, pela rede de TV Starz, e no Brasil, pelo canal Fox Premium 1.