Allure: A transformação de Caitríona Balfe em ‘Outlander’

  • 05 de março de 2022

Com a estreia da sexta temporada da série da Starz (EUA) e StarPlus (Brasil), Caitríona Balfe fala sobre extensões de cabelo que duram uma viagem no tempo, maquiagens dos anos 1960 e cenas de sexo que validam a idade.

Por Taylore Glynn

(…) Estou olhando para Balfe mais uma vez: desta vez, em uma chamada de Zoom, antes da estreia, em 6 de março, da tão esperada sexta temporada de Outlander. Pela primeira vez, Balfe sorri de volta para mim e me dá um resumo das perucas extravagantes da série, romance com idade inclusiva e como é envelhecer dez anos todas as manhãs antes do trabalho.

Sobre a transformação da idade de Balfe no set, pequenos ajustes ajudam muito

Não é chocante, geralmente. Não até que você veja na tela“, diz Balfe sobre o processo de envelhecimento cosmético que a cabeleireira e maquiadora Kerry Skelton usa para fazer Balfe (de 42 anos) parecer estar em seus cinquenta e poucos anos nas duas últimas temporadas. Os retornos no tempo frequentes da série muitas vezes voltam o relógio na aparência de Claire – ou são avanços no tempo? O tempo não é linear no universo Outlander, a sexta temporada da série começa logo antes do início da Guerra da Revolução, com Claire mais visivelmente na meia-idade.

[Skelton] é incrível e ela tem esses pequenos truques de mágicas que ela faz que destacam as coisas [que fazem você parecer mais velha]“, diz Balfe, observando que a transformação não beneficia apenas o espectador. “Qualquer coisa que possa aproximá-la da personagem e remover seu ego do processo é uma coisa boa quando se é um ator. Eu aprecio a oportunidade que temos de contar a história de uma mulher ao longo de décadas de sua vida.

A esse respeito, Balfe tem mais sorte do que a maioria de seus colegas de Hollywood. Ao longo das seis temporadas da série, sua personagem não apenas viaja de continente em continente, ela salta de século em século, propositalmente ou não. Isso significa vestir o guarda-roupa, o cabelo e a maquiagem historicamente precisos para cada lugar e época em que ela chega: pense nos tartans, corpetes de lã e tranças usadas durante a revolta jacobita, tecidos leves e sujo de sal marinho para navegar os mares do Caribe ou os decotes profundos e penteados com joias da Paris da era da Regência. Balfe, no entanto, tem um preferido quando se trata da estética de beleza que ela mais adorava canalizar.

Com toda certeza, o dos anos sessenta. Com certeza!” Balfe fala com entusiasmo, referenciando os flashbacks de Edimburgo e Boston dos anos 1960 que aparecem na segunda temporada da série e além. “É uma época tão glamorosa e fomos capazes de contar a história de onde ela estava em sua vida através de sua maquiagem e seu figurino. Acho que isso é uma coisa tão importante; você realmente tem uma noção do status interno e externo de alguém.“, explica Balfe. “Tudo sobre ela parecia muito bem montado, mas tudo estava um pouco distorcido. Não há um fio de cabelo fora do lugar e sua maquiagem é perfeita, mas era uma máscara que ela estava usando. Ela era alguém que estava muito realizada, profissional, mas tinha uma rigidez com ela porque havia uma perda da paixão.

A inclusão de idade é apenas uma das razões pelas quais as cenas de sexo de Outlander são tão quentes

Essa falta de paixão pode ter durado (alerta de spoiler) vinte anos para Claire, mas os espectadores de Outlander raramente são privados de um romance de rasgar o corpete por mais de uma semana. A relação central da série, a de Claire e o eternamente bonitão highlander escocês Jamie Fraser (interpretado por Sam Heughan) continua sendo uma das mais quentes da televisão moderna. Mas o que distingue esse casal de seus colegas dignos de shippar é a imortalidade de seu desejo. Sua atração mútua não diminui à medida que os corpos um do outro mudam, seja devido à gravidez, cicatrizes de batalha ou à passagem do tempo. Se alguma coisa, isso se intensifica: pense em sexo feminino no terceiro trimestre, uma brincadeira afrodisíaca para reintroduzir um ao outro em seus corpos mais maduros depois de duas décadas separados (sopa de tartaruga, alguém?) e, literal, tolar no feno com close-ups de cabelos grisalhos, óculos forjados pela idade e pés de galinha profundos. É a intimidade da vida real através do olhar feminino e Balfe diz que está “extremamente orgulhosa” da representação autêntica da sexualidade e do desejo da série em uma indústria que idolatra a juventude.

Esse conceito de como uma pessoa normal se parece aos 50, 60 ou 70 anos é tão estranho e de outro mundo, porque raramente o vemos na tela“, explica ela. “Nós entramos em um momento tão estranho em nossa sociedade onde as pessoas não envelhecem, certo? Pelo menos, não naturalmente.” Muito parecido com a mágica da edição de filmes que pode instantaneamente reduzir vinte anos da aparência de alguém, as imagens filtradas e aperfeiçoadas nas mídias sociais distorceram a maneira como muitas mulheres (e meninas) abordam o envelhecimento.

Pode ser difícil como pessoa, principalmente como atriz, encontrar meu próprio espaço confortável… e ver como me sinto em relação ao meu próprio envelhecimento“, admite Balfe. Mas ela sabe que a pressão é tão ou mais intensa para as gerações ainda mais jovens: “Hoje, há essa ‘cara do Instagram’ que todo mundo acha que deveria ter e os picos de depressão e baixa autoestima que instigam as mulheres jovens [é] uma coisa realmente horrível… parece que está ficando fora de controle“, explica ela. “Então, estar envolvida em qualquer parte da conversa que seja um contrapeso a isso? Tô dentro.

Perucas, permanentes e babyliss ajudam a moldar os penteados historicamente precisos de Claire

Independentemente da idade de Claire na tela, perucas foram incorporadas ao seu protocolo de cabelo e maquiagem para alcançar o visual da personagem. Enquanto essas perucas se tornaram um item de primeira necessidade diário no set a partir da terceira temporada, o próprio cabelo de Balfe foi originalmente usado para criar os penteados que capturavam as tendências de beleza de cada período pelo qual os personagens se aventuravam.

Na primeira temporada, meu próprio cabelo tinha permanente e era enrolado todos os dias“, lembra Balfe, revelando que ela passava cerca de uma hora e vinte minutos na cadeira da cabeleireira arrumando o cabelo com babyliss para obter tanto o penteado arrumado dos anos 1940 quanto os cachos selvagens e indomáveis ​​que se podia ver nos pântanos escoceses em 1743. A segunda temporada trouxe penteados ainda mais glamorosos de uma época passada, com alguma ajuda de extensões de cabelo. Quando o enredo da série trouxe Claire e Jamie para Versalhes do rei Luís XV, apliques foram usados ​​no cabelo de Balfe para recriar os intrincados penteados que adornavam as cabeças da aristocracia francesa. Independentemente do estilo, porém, alcançar esses looks exigia horas no trailer de cabelo e maquiagem.

Sim… estou feliz que acabamos optando por perucas no final“, Balfe ri. “Tenho muita sorte. Uma vez que as perucas estão prontas, [o penteado] geralmente não está acontecendo na minha cabeça. Essa é a melhor parte: você prendeu seu cabelo e eles simplesmente as colocam.

Balfe também sugere que algumas dessas perucas ofereçam uma espreitadela na jornada de sua personagem nos próximos episódios. “O que é ótimo é que daqui para frente nesta temporada, temos alguns [episódios] em que Claire e Jamie não estão na Cordilheira“, diz ela, referindo-se à propriedade da família Fraser na Carolina do Norte da época da Guerra da Revolução. “Eles vão a reuniões mais formais e você vê esses penteados muito mais elaborados.” A esse respeito, Balfe elogia mais uma vez Skelton: “Ela é capaz de criar essas peças lindas e sou a sortudo que pode usá-las.”

Balfe mantém sua rotina de beleza de fora do set de baixa manutenção

A beleza de Claire começou a influenciar a rotina de beleza simples e sofisticada de Balfe fora no set. “Claire usa as coisas com confiança, o que é sempre a melhor coisa, certo? Ela normalmente usa uma maquiagem mínima, que é como eu faço mesmo“, ela brinca. “Geralmente, se você perguntar o que tem na minha bolsa de maquiagem, provavelmente é um rímel e um hidratante labial nos melhores dias.

Balfe também mantém seus cuidados com a pele simples: “Eu cuido bem da pele. Eu acho que é a única coisa que você pode dar a si mesmo, então eu uso muitos uns serums muito bons. Eu uso um sabonete facial da Sukin.” Balfe também credita sua pele brilhante a “muito hidratante e muita água“, acrescentando que ela usa o NYDG Formula 119 Cream “há muito tempo“.

Mas se há uma nova maneira de Balfe ter melhorado sua rotina recentemente, é como construir uma sobrancelha, uma habilidade que ela aprendeu no trailer de maquiagem no set. “Eu sempre fui alguém que se esquivava de fazer qualquer coisa nas minhas sobrancelhas, como pintá-las a lápis… Mas quando gravamos muito das coisas dos anos 1960, preenchíamos [minhas sobrancelhas] bastante, porque era preciso esse equilíbrio com a maquiagem muito pesada“, ela explica. “Comecei a pensar, ‘Oh, esse não é mesmo um visual tão ruim. Talvez vou ser um pouco mais ousada quando se tratar de minhas sobrancelhas.’ Agora, às vezes, você vai me pegar em um bom dia com a sobrancelha.” Ela credita dois favoritos da editora da Allure como seus novos preferidos: “Há um lápis Surratt Beauty que achei muito, muito bom, e sou fã do Glossier Boy Brow“.

Limites saudáveis ​​são fundamentais para o autocuidado de Balfe

Embora a inspiração de maquiagem seja saudável, o impacto emocional do assunto pesado do drama de época é compreensivelmente difícil de deixar no set. A Claire de Balfe é uma médica do Exército que virou cirurgiã, o que significa cenas que retratam procedimentos sangrentos e pré-anestésicos e, em uma escala maior, episódios inteiros abordando guerra, perda e trauma e agressão sexual. Essa é uma das razões pelas quais Balfe aprendeu a estabelecer limites depois de sair do trabalho.

“Aprendi ao longo dos anos a deixar o trabalho no trabalho. Se você teve um dia muito emotivo no trabalho e chorou o dia todo e ficou de pé no frio, você pode se sentir fisicamente muito frágil, bem como emocionalmente”, explica Balfe, observando que ela tem seus próprios truques para manter seu ânimo alto.

Um banho quente com muitos e muitos sais de magnésio geralmente é a minha escolha. Além disso, tenho que ter um bom chocolate no carro para voltar para casa“, ela especifica, uma rotina de autocuidado que com certeza traz Balfe de volta para 2022.